quinta-feira, 1 de março de 2012

Parque Nacional do Itatiaia (APA TERRESTRE)



Parque Nacional do Itatiaia

Por Editoria Férias Brasil

Esparramado por uma área de 30 mil hectares e ocupando parte dos municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro; e Itamonte, Alagoa e Bocaina, em Minas; Itatiaia foi o primeiro parque nacional do país. Inaugurado em 1937, é famoso pelas cadeias de montanhas a perder de vista, cachoeiras de águas limpas e penhascos rochosos e pontiagudos, como o mais alto da Serra da Mantiqueira, o pico das Agulhas Negras, a quase 2.800 metros de altitude.

A reserva é dividida em duas partes. Na baixa ficam as cascatas e a mata repleta de paineiras, cedros, jequitibás, orquídeas e begônias. Também na planície estão o caxinguelê - uma espécie de esquilo e símbolo do parque -, centenas de tipos de aves, pacas, preguiças, porcos-do-mato, macacos, onças e lobos-guará. Nesta área, as caminhadas em meio a trilhas são leves e, em meia hora, chega-se às quedas d´água e aos mirantes. Já no planalto - parte mais alta - predominam as formações rochosas e espécies como pinheiro-do-paraná e pinheiro-bravo. A escalada é a atividade clássica, conduzindo ao topo das formações. Para realizar a aventura, entretanto, é obrigatório contratar guias no Centro de Visitantes.

Bastante sinalizado, o parque tem como principais atrativos naturais as cachoeiras Itaporani, Véu de Noiva, Poranga, Cascata do Maromba, Lago Azul e do Rio Bonito; o mirante do Último Adeus e os picos das Prateleiras, Agulhas Negras e Três Picos.  A reserva abriga ainda o Museu da Fauna e da Flora, hotéis, pousadas, orquidário e loja de artesanato. Há cobrança de ingressos por visitantes e por automóveis. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.