domingo, 12 de fevereiro de 2012

'boy scout'.


Antes vale dizer que 'escoteiro' em inglês é 'boy scout'. Já uma 'escoteira' pode ser chamada de 'girl scout' ou 'girl guide'. No uniforme escoteiro uma peça que chama muito a atenção é o lenço escoteiro, aquele que está sempre em volta do pescoço e muita gente chama de gravatinha. Em inglês, o lenço escoteiro é chamado de 'neckerchief' e a função principal é identificar as cores de um determinado grupo escoteiro.

No mundo escoteiro temos um lema (motto, em inglês). No Brasil esse lema é "Sempre Alerta". Lembro-me de que costumava traduzir esse lema ao pé da letra quando comecei a estudar inglês. Depois de um tempo, aprendi que o que os escoteiros dizem em inglês é "Be Prepared", literalmente significa 'Esteja Preparado'. Ou seja, o escoteiro deve estar preparado para tudo, ele nunca pode ser pego de surpresa. O legal é que as iniciais de 'Be Prepared' - BP - são também as iniciais do sobrenome do fundador do escotismo: Baden-Powell, nome pelo qual ele é mais conhecido.

Para ser um escoteiro de verdade e ter com muito orgulho o Distintivo de Promessa é preciso que você faça um juramento (the scout's oath), que é o seguinte:
    On my honour I promise that I will do my best:
    To do my duty to God and my Country
    To help other people at all times and
    To obey the Scout Law.
Como você vê na última linha do juramento existe uma Scout Law (Lei Escoteira) que é:
    A Scout is Trustworthy (tem uma só palavra, é confiável).
    A Scout is Loyal (leal).
    A Scout is Helpful (sempre alerta para ajudar o próximo e pratica boas ações).
    A Scout is Friendly (amigo de todos e irmão dos demais escoteiros).
    A Scout is Courteous (cortês).
    A Scout is Kind (bom para os animais e plantas).
    A Scout is Obedient (obediente e disciplinado).
    A Scout is Cheerful (alegre e sorri nas dificuldades).
    A Scout is Thrifty (econômico e respeita o bem alheio).
    A Scout is Clean (limpo de corpo e alma).
    A Scout is Reverent (respeita princípios e diferenças religiosas).
No Brasil a Lei Escoteira tem apenas dez itens. Isso pode variar de país para país. É por isso que acima não há apenas dez.
Para encerrar, acho que está faltando apenas dizer que o 'aperto de mão escoteiro' é 'scout's handshake' e que os escoteiros tem um slogan que é 'do a good turn daily' (fazer uma boa ação diariamente). Acho que nesse ponto eu continuo sendo escoteiro até hoje; afinal, minha boa ação diária é sempre colocar uma dica de inglês para todos vocês que acompanham o blog. Opa! como escoteiro eu não poderia dizer isso! Agora já foi! That's all for today! Be prepared!

Ficou interessado em saber mais sobre o Escotismo? Então visite os sites abaixo:

Gostou dessa dica!? Então leia muito mais em Inglês Básico para Escoteiros | Denilso :: Dicas de Inglês http://denilsodelima.blogspot.com/2011/01/ingles-basico-para-escoteiros.html#ixzz1mBX5C4Ya