terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Primeira Parada do Conhecendo APA... Núcleo Picinguaba



BEM-VINDO AO NÚCLEO PICINGUABA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR
Criado em 1977, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) é o maior parque paulista, com 315.390 ha, destinados à preservação, à educação ambiental, à valorização da cultura local e à pesquisa científica.

 

 

 
 
No Município de Ubatuba, o Parque Estadual da Serra do Mar abrange uma área de aproximadamente 47.500 ha, administrada à partir de um Núcleo operacional localizado no distrito de Picinguaba, fronteira com o Estado do Rio de Janeiro. Em seus arredores são encontrados praticamente todos os ecossistemas representativos da mata atlântica, desde manguezais e vegetação de planície litorânea com altíssimos índices de biodiversidade, até pequenas ocorrências de campos de altitude nos seus pontos culminantes, como a Pedra do Espelho (1670m) e os picos do Corcovado (1150m) e Cuscuzeiro (1275m) em Ubatuba.
É o único trecho do PESM que atinge o nível do mar, protegendo assim os ecossistemas costeiros, cinco praias e também duas vilas (Cambury e Picinguaba) cujos moradores ainda mantém aspectos de sua cultura tradicional, constituindo alguns dos últimos redutos caiçaras do litoral norte. E ainda, trata-se de um ponto ambientalmente estratégico por unir o PESM com o Parque Nacional da Serra da Bocaina através de uma sobreposição das duas unidades, integrando ambas a um conjunto formado ainda pela Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e Reserva Ecológica da Joatinga, já no município de Paraty/RJ.
É um pouco dessa diversidade ambiental e cultural que você vai conhecer. Navegue conosco e desfrute um pouco de uma das mais belas regiões do País, conheça o trabalho que o Instituto Florestal realiza na gestão do Parque, escolha as melhores opções de programas e agende sua visita conosco.
 
BR 101 Km 08 Cx Postal 157
11680-000 Ubatuba SP
Fone/fax (12) 3832 9062
 
Copyright © 2002 -   PESM-Núcleo Picinguaba -- Todos os direitos reservadossite desenvolvido e gerenciado por:
 
Town & Coast Internet Marketing

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.